- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UBM participa de Bienal do Livro em Volta Redonda, com programação cultural e atendimentos (7 a 10/05)

Fonte: Imprensa UBM

05/05/2015



O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) confirmou presença na II Bienal do Livro, que acontece nesta semana(7 a 10/05), em Volta Redonda. Além de participar como copatrocinador da feira, o centro universitário disponibilizará uma tenda com diversas atrações e atendimentos à comunidade. Professores e colaboradores da instituição participarão de sessão de autógrafos e de mesas de debate. A feira, realizada pelo Instituto Dagaz,  será no Condomínio Cultural, localizado no bairro Volta Grande III.


O objetivo do evento, de acordo com a presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, é a democratização do acesso aos bens culturais e o estímulo à prática e ao gosto pela leitura. “Damos a oportunidade do encontro entre os autores e leitores. O evento também oferece visibilidade aos escritores da região e mobiliza as pessoas atraídas pela arte e cultura”, explica.


Neste ano, a Bienal terá como tema principal a Diversidade. A programação é composta de atividades culturais e educacionais, com exposições, feira de livros a preços populares, recitais de poesia, sessões de cinema, música, palestras, oficinas e mesas de debate. Em destaque a Arena da Diversidade, as Salas de Leitura, a Arena da Criança e a Cia de Teatro Quiproquó, com apresentações diárias (10h às 17h). É possível realizar o agendamento para visitas escolares à Bienal.


“Não tem como falar da Bienal sem falar do UBM. O nosso público é esse, queremos dialogar com a comunidade através da nossa produção acadêmica e dos nossos atendimentos”, comenta a coordenadora de Marketing do UBM, Flávia Lodron, se referindo ao trabalho de prestação de serviços à comunidade. O UBM disponibilizará uma tenda com atendimentos realizados pelos alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Engenharias.


Na ocasião, irão participar como expositores os escritores e docentes do UBM, Cláudia Ribeiro P. Nunes (“Direito, Desenvolvimento e Cidadania”), Dilson Macedo (“Orvalho Sob Luz”; “O Orvalho Espiritual”; “As Rosas Perfumadas do Céu” e “Marcas do Passado”), Flordélia Rodrigues da Silva (“Impacto do IDEB na Educação de Barra Mansa”), Pablo Jiménez Serrano (“Filosofia do Direito”) e Shery Pinheiro (“Mário, um bicho sem preguiça”), e o colaborador Daniel Guimarães Junior (“O Mundo, o Mar e Poesia”), que dedicarão um tempo à sessão de autógrafos.


Outros professores e colaboradores também estarão envolvidos em debates nas mesas redondas, como é o caso da professora Marlene Fernandes, convidada para o tema “A Escola Como Espaço de Circulação e Introdução da Diversidade Cultural”; do supervisor de Cultura e Integração, Bravo, que tratará da “Cultura Urbana: Vivência e Território” e do professor do Núcleo de Difusão Cultural, Luiz Augusto Mury, com participação na mesa “Cidadania e Memória Afro-Brasileira".


A primeira edição da Bienal do Livro, em 2014, contou com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas durante os quatro dias do evento. Foram convidados artistas, escritores, poetas, educadores da região e também de diversos lugares, inclusive de outros países. Para este ano, a expectativa é que o público atinja a marca de 20 mil pessoas.


A abertura dos portões da II Bienal do Livro está marcada para 9 horas e a entrada é gratuita. Para mais informações, o telefone do Instituto Dagaz é o (24) 3336-3636. A programação completa pode ser visualizada no site do Evento.





Versão para impressão     Enviar para um amigo